Esportes

Farioli revela conversa inesperada com Mourinho: “Foi dos primeiros a ligar-me”

Francesco Farioli falou à RTP sobre a relação que manteve com os rivais durante a temporada e destacou o respeito que sente por José Mourinho, revelando até uma conversa que teve com o treinador português antes de assumir o comando do FC Porto.

O técnico portista começou por valorizar a qualidade dos adversários na luta pelo título: “A dimensão do nosso sucesso é dada especialmente pela dimensão dos nossos adversários. E acredito verdadeiramente que o nosso sucesso foi enorme porque os rivais contra quem jogámos são dois clubes gigantes.” Sublinhou ainda que Benfica e Sporting “provam constantemente nas competições domésticas que são capazes de se provar ao mais alto nível europeu”.

Farioli garantiu ter “um respeito enorme” pelos rivais, tanto pelo coletivo como pela qualidade individual dos jogadores, lembrando que muitos deles estão “no radar das melhores equipas da Europa”, tal como sucede com os atletas do FC Porto.

Sobre José Mourinho, assumiu a admiração antiga: “Para mim, ele tem sido uma referência, um dos treinadores que mais me inspirou.” Recordou ainda o impacto do treinador português no Inter de Milão: “Como adepto italiano e como um miúdo que cresceu a ver a Serie A, nunca esquecerei o Inter de Mourinho, o que eles foram capazes de fazer, o espírito de união que demonstraram nas competições que ganharam.”

O treinador italiano revelou também que falou com Mourinho antes de chegar ao Dragão, numa altura em que o português orientava o Fenerbahçe. “Ele descreveu-me o que o FC Porto significa. Deu-me uma referência incrível sobre a cidade e sobre o clube.” Acrescentou ainda que a ligação entre Mourinho e o FC Porto “será eterna pelo que ele fez para trazer o clube novamente ao patamar mais alto do futebol europeu”.

Apesar da rivalidade desta época, Farioli garantiu que a relação entre ambos foi sempre marcada pelo respeito: “Entre mim e ele temos uma ligação muito honesta e direta”, explicou, acrescentando que, mesmo competindo “com tudo o que tínhamos para tentar ganhar os jogos”, existiu sempre “um respeito incrível pelo nosso trabalho e, especialmente, pelos seres humanos que se enfrentavam”.

Por fim, destacou a postura de Mourinho ao longo da temporada e revelou: “A honestidade e a transparência entre a competição e a lealdade que tivemos na nossa competição é bastante notável.” Depois da conquista do campeonato, contou ainda que “uma das primeiras chamadas que recebi foi do Mourinho”.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo