Caos após o título! FC Porto apanha chuva de castigos… e Varandas surge no meio da polémica

O Conselho de Disciplina da FPF aplicou várias multas ao FC Porto na sequência do jogo frente ao Alverca, da 32.ª jornada da Liga, partida que confirmou matematicamente a conquista do título nacional pelos dragões. No total, os azuis e brancos foram sancionados em 28.328 euros, com os castigos a incidirem sobretudo sobre o comportamento dos adeptos, uso de pirotecnia e atrasos na organização do encontro.
A multa mais pesada, no valor de 9.560 euros, surgiu devido ao «comportamento incorreto do público», depois de vários episódios relacionados com uso de engenhos pirotécnicos nas bancadas do Estádio do Dragão. O relatório do delegado da Liga detalha petardos, tochas incandescentes, potes de fumo e flashlights deflagrados em diferentes setores do recinto.
Despedimento de Amorim pode custar milhões ao United
Drama no Sporting! Lesões complicam tudo e Rui Borges já fala em adeus ao título
Lutaram até ao fim! Sporting cai frente ao Arsenal e diz adeus à Champions
Luisão reage e fala em tentativas de apequenar o Benfica
Bodo/Glimt no caminho do Sporting nos oitavos
Mourinho surpreende com convocados para Benfica vs Nacional
Além disso, o FC Porto foi ainda castigado com 6.375 euros por «inobservância de outros deveres», relacionados precisamente com a entrada e permanência de objetos proibidos no estádio.
Os cânticos insultuosos dirigidos ao guarda-redes do Alverca e também a Frederico Varandas valeram outra sanção, no valor de 1.530 euros.
Também o speaker do Dragão motivou castigo. O FC Porto foi multado em 8.925 euros pela utilização indevida da aparelhagem sonora do estádio, fora dos momentos permitidos pelos regulamentos.
A completar a lista surge ainda uma multa de 1.938 euros devido ao atraso de três minutos no arranque da partida. Segundo o relatório, a equipa portista chegou tardiamente ao túnel de acesso ao relvado «sem apresentar justificação».
Individualmente, Jakub Kiwior foi repreendido e multado em 102 euros devido à acumulação de cartões amarelos, depois de ter visto o terceiro amarelo da temporada no encontro frente aos ribatejanos.




